segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Feliz Ano Novo! Que venha 2010
Para o rádio do interior isso foi um problema e tanto. Como não temos ferramentas para informar melhor nosso cliente sobre como vai o setor, sofremos com os cortes de verba no varejo, nosso principal segmento. Para compensar as perdas, reduzimos ainda mais as margens de negociação e investimos nas promoções e parcerias.
Para 2010 esse quadro precisa ser mudado. Teremos que produzir pesquisas de audiência, qualificar nossa informação e reestabelecer os preços a níveis capazes de equilibrar as depesas x receitas. Sem esquecer que o ano tem um trava vendas no segundo semestre que são as campanhas eleitorais via rádio. Então é preciso fazer isso logo no primeiro semestre. Não podemos deixar a peteca cair, senão, por outros motivos, iremos reclamar de mais uma chance perdida.
A todos os radiodifusores desejo um FELIZ 2010. Que seja o ano da retomada do crescimento no setor, da digitalização do rádio, dos grandes anunciantes, enfim, um ano do jeito que nós merecemos.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Feliz Natal para todos
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Verão, a estação dos grandes eventos
Mas o problema de janeiro está no foco e não no mercado. Saem as lojas de departamento e entram as grandes marcas típicas da estação que se inicia. Sorvetes, roupa de praia, bebidas isotônicas, refrigerantes, cervejas, protetores solar, cosméticos em geral voltados para proteção capilar, cremes, shampoos, etc e tal, são clientes certos.
Claro que todos já devem ter feito seus planejamentos, mas uma coisa é certa: o rádio vai onde for o ouvinte. Ele pode ir para praia, serra ou ficar trabalhando. Não importa. O rádio é o veículo de todas as estações e lugares.
Certamente estaremos tocando os hits dos cantores e bandas que se apresentarão nas praias, iremos sortear ingressos, camisetas, além de informar a data, hora do evento e como chegar até lá. Isso tudo na velocidade que só ele pode imprimir. Então, na hora de fazer seu plano de mídia leve isso em consideração e valorize o rádio.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Confecom termina com velhas propostas
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Aviso importante da Aerj aos radiodifusores
Lembramos ainda que o documento deverá ser enviado diretamente aos órgãos competentes.A seguir trancrevemos o MODELO DA DECLARAÇÃO EXIGIDA(UTILIZAR PAPEL TIMBRADO)Exmo. Sr. Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica(RAZÃO SOCIAL DA EMISSORA), pessoa jurídica inscrita no C.N.P.J. sob o n. (INSERIR O NÚMERO DA INSCRIÇÃO), com endereço à (ESPECIFICAR ENDEREÇO), (CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA) do Serviço de Radiodifusão (SONORA OU DE SONS E IMAGENS) no Município de (NOME DO MUNICÍPIO), Estado do Rio de Janeiro, vem, em atenção a alínea "i", do artigo 38, da Lei 4.117, de 27 de agosto de 1962, com a redação dada pela Lei 10.610, de 20 de dezembro de 2002, apresentar e declarar, para os devidos fins, a composição de seu capital social, incluindo a nomeação dos brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos titulares, direta ou indiretamente, de pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante, conforme abaixo discriminado: (QUADRO SOCIETÁRIO DA EMISSORA)(NOME DA CIDADE), (DIA) de (MÊS) de 2007.(ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL DA EMISSORA)"
-- AERJ - Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de JaneiroTel/fax: (21) 2220-1711 e 2232-6172e-mail: aerjsecretariaster@gmail.com; secretaria@aerj.com.br
CD pra galera

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
O "Se Liga Brasil" de Roberto Canázio homenageia Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

Além da série de boletins, a história musical desses artistas será recordada em um "Se Liga Brasil Especial", que será transmitido, ao vivo, para todo Brasil, no dia 19 de dezembro, a partir das 13 horas. No programa, Roberto Canázio contará com a presença de especialistas em música e trará para os ouvintes da Rádio Globo canções de Dalva de Oliveira e Herivelto.
No site da Rádio Globo, a partir do dia 14 de dezembro, haverá um link para os boletins e um acervo fotográfico de Dalva e Herivelto. O material também será disponibilizado para os ouvintes cadastrados no Rádio Globo Já especial, que receberão por e-mail os destaques da programação.
Digital pode sair até Março de 2010
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
FALA NORDESTE termina com saldo positivo
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Terça feira quente no "FALA NORDESTE"
Ontem as plenárias do Fala Nordeste pegaram "fogo". Os radiodifusores puderam ouvir palestras interessantíssimas, comos as proferidas por Angelo Franzão (Grupo de Mídia) e Toninho Rosa (Diretor da Rede TV). No final do dia foi realizado um debate sobre o futuro do AM, com a presença de diversos engenheiros, proprietários de rádio e interessados no assunto. Dentro da perspectiva do FÓRUM NACIONAL DO RÁDIO AM, proposto por Hilton Alexandre, presidente da Aerj, várias possibilidades foram debatidas, mas uma coisa ficou clara, todos querem salvar o rádio AM. Até a questão da segurança nacional entrou em pauta, quando foi levantada a possibilidade de se acabar com as emissoras de Am, dando-lhes canais em FM. Um dos palestrante lembrou que isso iria propiciar a entrada de emissoras internacionais em nosso espaço o que causaria um prejuízo para o País. Mesmo não sendo conclusivo a idéia do FÓRUM é por na mesa todas as possibilidades provocando no governo uma decisão que venha atender todas as questões relativas ao assunto.
Hoje tem mais. É o último dia. Mas tarde conto como foi pra vcs.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Começa o Fala Nordeste
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
FALA NORDESTE começa hoje e eu vou contar tudo pra vocês
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Evandro Tiziano em Campos/RJ
A intenção é fincar raízes na região prestando serviço na área de outorgas, licenciamento e telecom, junto ao Ministério das Comunicações. Um dos motivos que levam a ter essa intenção são os projetos em andamento como Porto do Açu e Barra do Furado. Só falta ele convencer a família. Tomara que consiga.
Evandro tem no currículo passagem pelo Sistema Globo de Rádio, Grupo JB, TV Manchete, além da implantação, via satélite, da Rádio CBN, pra resumir o histórico do rapaz.
Maior anunciante do Brasil pode ter novo dono a partir de hoje
04/12/09
Nesta sexta-feira, às 11h, o Grupo Pão de Açúcar fará uma coletiva para anunciar a compra da Casas Bahia, em uma operação conjunta de longo prazo. O presidente do Conselho de Administração do grupo, Abilio Diniz, estará presente no evento.
Segundo informações da colunista do jornal O Estado de S.Paulo, Sonia Racy, o controle será feito por meio da Globex e o Pão de Açúcar terá 51% do capital da empresa resultante. De acordo com a Folha Online, o grupo da família Diniz obteve lucro de R$ 171 milhões no 3º trimestre do ano, uma expansão de 156,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse período, as vendas chegaram a R$ 6,151 bilhões, uma alta de 39,6%.
O Grupo Pão de Açúcar, anunciou, em junho, a compra da Globex Utilidades, dona da rede Ponto Frio, que figurava como a segunda maior no setor de eletroeletrônicos no Brasil, atrás somente da Casas Bahia.Com a compra, o grupo, que inclui a bandeira de mesmo nome, além de Extra, CompreBem, Sendas e Assai voltou a liderar o varejo do país. Anteriormente, o posto era ocupado pelo Carrefour.
O Adnews entrou em contato com a assessoria da Casas Bahia, mas não obteve retorno.
Redação Adnews
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Fala Nordeste começa na segunda feira em Salvador

Se vivo fosse Roberto Marinho faria 105 anos hoje

Se vivo fosse, o jornalista Roberto Marinho, estaria complentando, hoje, 105 anos. Parabéns a todos que mantém vivo o seu legado frente as Organizações Globo. As empresas com mais visibilidade no grupo são: Tv Globo, Sistema Globo de Rádio, Jornal O Globo, Som Livre e Editora Globo. Mas a lista é bem maior, o que mostra a vitalidade do empreendimento iniciado pelo pai de Roberto Marinho, Irineu Marinho e mantido pelo clã Marinho (Roberto Irineu, José Roberto e João Roberto Marinho)
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Minicom vai abrir delegacias regionais ainda neste ano de 2009

No Rio a sede ficará no primeiro andar da sede dos Correios, na Rua 1º de Março, 64, bem no centro da cidade.
Nota de falecimento

Amigo global
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Rômulo Guimarães anima a manhã da Tupi de Rio Bonito

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Movimento Viva Monitor quer comprar título do jornal

Participaram da reunião com Dinepi os ex-funcionários Cilênio Tavares e Claudia da Conceição Santos, além de Paulo Thomaz (AIC) e Graciete Santana (Sepe), todos integrantes do Viva Monitor.
Na manhã de hoje, na Associação de Imprensa Campista, os ex-funcionários e demais simpatizantes do movimento decidiram abrir uma campanha pública de arrecadação de recursos para tentar, até o próximo dia 4, atingir o valor fixado.
Todos os doadores (pessoas físicas ou jurídicas) serão identificados em uma lista única publicada no blog do Movimento Viva Monitor (http://vivamonitor.blogspot.com/), com nomes e valores doados. Em caso de a meta não ser atingida, os recursos serão devolvidos.
Qualquer valor pode ser doado em nome da Associação de Imprensa Campista (Banco Itaú, agência 2997, conta corrente 24529-1), preferencialmente por meio de depósito identificado. Comprovantes de depósito ou de transferência devem ser enviados para o e-mail (contatovivamonitor@gmail.com) aos cuidados de Paulo Thomaz, informando nome completo do doador, endereço, telefone e CPF.
O total parcial das doações será informado constantemente no blog Viva Monitor http://vivamonitor.blogspot.com/"
‘Viradão’ de aniversário da Rádio Globo
A partir das 10h, Loureiro Neto comanda o Manhã da Globo; Roberto Canázio, o Se Liga, Brasil e o Se Liga, Rio; Eraldo Leite, o Globo Cidade; e Edson Mauro, o Globo Esportivo, com encerramento às 19h. Cada programação terá atrações musicais e convidados especiais, e o público poderá se instalar sob tendas e se refrescar com ventiladores que borrifam água.
Também durante as nove horas, o público poderá trocar dois quilos de alimento não-perecível por ingresso para participar da festa de aniversário da Rádio Globo, dia 12 de dezembro, no Maracanãzinho, com a presença do Padre Marcelo Rossi, Exalta Samba, Alcione e várias outras atrações artísticas.
Haverá participação do público, distribuição de brindes e até um bolo de aniversário. Como ocorre todos os anos, a Rádio Globo terá uma missa de aniversário, a ser rezada pelo Padre Jorjão, no Outeiro da Glória, às 13h, também com a presença de comunicadores da emissora.
Da assessoria de imprensa
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Anivesariantes de dezembro
03 de de

06 de dezembro - Jorge Veiga (1910)

08 de dezembro - Alaíde Costa (1935)

11 de dezembro - Noel Rosa (1910)

12 de dezembro - Silvio Santos (1935)

13 de dezembro - Luiz Gonzaga (1912)

14 de dezembro - Moraes Sarmento (1922)


Tupi consolida primeiro lugar no Grande Rio

A Deputada Solange Amaral terá programa dominical da Tupi de Rio Bonito

DRM começa a ser testado em São Paulo na semana que vem

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Parabéns Abert. 47 anos de história.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
As voltas que o mundo dá!

| ||||||||
|
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Diário Oficial publica novas concessões para Campos e Macaé

Atenção para o golpe

segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Lúcia Hippólito grava CBN na Travessa.

"Desafios e oportunidades para o Rio: do pré-sal à Olimpíada de 2016" será o tema da palestra. O CBN na Travessa será gravado e transmitido no sábado, dia 28, das 11h às 12h, no CBN Rio (92,5 FM ou 860 AM).
Hoje tem show ao vivo de Alexandre Pires na Band Fm

quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O verdadeiro valor do rádio
Ele vai abordar o tema no minicurso “Rádio – A Venda por Segmentação, Formação de Preços e Projetos”, que dará durante o Fala Nordeste - V Congresso de Radiodifusão da região e a V Exposição de Equipamentos e Serviços. O evento será realizado no Hotel Tropical da Bahia, em Salvador, de 7 a 9 de dezembro, e terá como tema central "A força da radiodifusão na mídia regional”. Estima-se que cerca de 500 pessoas estejam presentes durante os três dias.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Espirito Santo deve realizar congresso em Maio de 2010

terça-feira, 17 de novembro de 2009
Comunicado que não gostaríamos de receber

ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES Por decisão do Condomínio Acionário dos Diários Associados, comunicamos aos nossos leitores e anunciantes que nos prestigiaram ao longo desses 175 anos, que descontinuaremos a partir de hoje a publicação do MONITOR CAMPISTA. Agradecemos a população da cidade de Campos dos Goytacazes e das cidades adjacentes pelo apoio recebido por quase dois séculos."
Bahia recebe o maior evento de radiodifusão do Nordeste

O tema desta edição será "A força da radiodifusão na mídia regional” e estima-se que cerca de 500 pessoas estejam presentes durante os três dias. Essa é a primeira vez que o evento será realizado na Bahia. “O Fala Nordeste discutirá em Salvador os temas estratégicos do segmento, que contribui muito para o desenvolvimento econômico da região. Por isso, o evento será também uma demonstração de compromisso com o crescimento do Estado”, afirma o organizador Edmilson Oliveira.
O Fala Nordeste terá início com uma exposição de equipamentos e serviços formada por cerca de 30 estandes. A feira será acessível a todos os visitantes, congressistas e convidados. Entre os expositores, estarão as empresas Rádio Mix, Rádio Web, BT Telecom, Apoio Técnico, Digicast e STB.
Estão convidados para a cerimônia de abertura o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e o ministro das comunicações, Hélio Costa. Nos dias 8 e 9, haverá minicursos pela manhã e debates no período da tarde. Como tirar proveito da convergência dos meios, qual o diferencial do marketing para esses veículos, a importância do perfil do profissional de atendimento para a conquista e fidelização dos clientes, o cenário econômico do Brasil em 2010, com a Copa do Mundo e as eleições, e os desafios da mídia na atualidade são alguns dos temas a serem debatidos.
Entre os painelistas, destacam-se Ottoni Fernandes Jr., secretário-executivo da Secretaria da Comunicação da Presidência da República (Secom), Fábio Fonseca, coordenador de Planejamento de Rádiodifusão do Ministério das Comunicações, Antônio Rosa Neto, executivo da Rede TV!, Ronald Siqueira Barbosa, assessor técnico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), e Angelo Franzão Neto, do Grupo de Mídia (SP).
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Na página da Internet também estão disponíveis pacotes de hospedagem. O participante inscrito e identificado terá direito à livre circulação na plenária e no ambiente do evento todos os dias e horários, e certificado no final do evento. Serviço
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Operadores reclamam de salário baixo
Estreia de A Fazenda 2 desbanca Globo na Ibope
De acordo com a coluna Radar On-Line, quando "A Fazenda" disputou diretamente com o "Fantástico", venceu por 19 a 16. O resultado é mais positivo desta vez. Na sua primeira edição, o reality havia perdido para o programa global na sua estreia quando chegou a 16 pontos e pico de 21. SBT e a RedeTV! empataram no horário com 8 pontos cada. Os dados do Ibope são prévios e referentes à Grande São Paulo.
O resultado é mais uma demonstração do novo cenário de disputa de audiência na TV brasileira. Semanas atrás, o "Fantástico" chegou a registrar seu pior índice em 36 anos de história, o que permite também destaque para programas como "Pânico", da Rede TV! e o próprio Gugu, na Record.
A Fazenda 2 começou com o anúncio dos 14 participantes: Andressa Oliveira, Ana Paula Oliveira, Adriana BomBom, André Segatti, Cacau Mello, Caio Ricci, Igor Cotrim, Karina Bacchi, MC Leozinho, Maria João, Mateus Rocha, Mauricio Manieri, Sheila Melo e Fernando Scherer.
Redação Adnews
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A questão da pirataria
Tentei mostrar para ele que a melhor solução está no fortalecimento do meio rádio e não na proliferação dos "piratas" da comunicação. Claro que sabemos que a situação do mercado de trabalho para a categoria vem deteriorando com o passar do tempo, mas a clandestinidade só fez aumentar o problema. Veio a somar negativamente, como um tipo de concorrência que depreda e não que nos faz crescer e buscar soluções, como a internet.
Hoje as rádios comerciais sofrem uma concorrência que nivela por baixo o mercado. Vejamos: a comercialização dos espaços publicitários nunca esteve tão aquém do atual estágio (o rádio comercial vive do que arrecada com mídia), o preço unitário do spot que está cerca 60% abaixo do custo, e mesmo assim as emissoras de FM e AM dão desconto cada vez maiores para tentarem alcançar suas metas.
Diferente do que se fala a pirata não cria emprego para ex-radialistas em seus quadros. Não na proporção que resolva o problema. Os colaboradores desssas "emissoras" são , invariavelmente, cotistas que buscam patrocínio para se manterem no ar. Eles não tem garantias trabalhistas e as "piratas" não recolhem outros impostos.
Quero colocar aqui alguns dados de um trabalho recente feito por uma instituição séria, com apoio da Abert, a Fundação Getúlio Vargas. Neste estudo os números falam por si só. PRIMEIRO:
O rádio oficial gera 143.500* empregos diretos e 159.100* indiretos
(* dados estudo FGV/IBRE)
distribuidos da seguinte forma:
23,1% na programação,
8,6% no esporte,
14,8% no jornalismo,
14,6% no departamento técnico,
2,2% no transporte,
13,4% no comercial
e 19,5% na administração.
Isso é fato! Executamos 37,5 % de programação nacional, recolhendo direitos autorais dessa execução, além é claro das músicais internacionais que tem 17,8% da grade de programação.
É crime trabalhar para "piratas"? Não exatamente.Mas se for pego em flagrante, vai preso. Agora ser dono ou ser anunciante é crime.
A flexibilização no modelo de concessão, como está sendo proposto na Conferência Nacional de Comunicação - Confecom - pode diminuir a pressão sobre o governo e melhorar a visão que temos hoje a respeito do assunto. A Confecom terá sua etapa nacional em Brasília, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Lá é o espaço para que essas discussões ocorram e nós concordamos que tem muita coisa pra ser corrigida e que teremos de negociar com as partes interessadas. Para que o Congresso Nacional decida, ou não, por um novo modelo de concessão para o Brasil.
É errado pensar que a culpa pela falta de espaço no dial seja das emissoras outorgadas. A concessão é de competência da União. Se existem casos de descumprimento daquilo que foi estabelecido pela secretaria de radiodifusão do Minicom, estes estão sujeitos as multas e sanções. Mas não será com essa visão deturpada da realidade que iremos achar a solução. Devemos louvar algumas iniciativas que já estão em curso, como o padrão digital Nippo-brasileiro. O Ministério das Comunicações já está retomando as delegacias regionais, mas precisa promover concursos públicos e se informatizar. Também precisa regular a banda larga, o rádio digital, o IPTV, entre outras coisas.
O rádio que se deseja exige investimentos, para se investir é necessário garantias. Se tudo virar uma grande bagunça, tipo salve-se quem puder, então é será melhor acabar com tudo de uma vez. Duvido que alguém vá prosperar com uma radiodifusão sem leis que preservem as concessões, sejam elas comerciais, educativas ou comunitárias. Não podemos cair no canto demagógico que empastela os verdadeiros princípios democráticos de uma nação, como já fazem nossos vizinhos da América do Sul. Mas uma vez podemos dar o exemplo sem desrespeitar uns aos outros.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Meio rádio se destaca durante o apagão
Em pesquisa recente divulgada pelo Vox Populi , o meio rádio se saiu na frente no quesito credibilidade. Com o apagão - que afetou 18 estados brasileiros na noite da terça-feira 10 e início desta quarta-feira, 11 -, sua importância voltou a ser ressaltada e sua imagem, fortalecida. Emissoras como Jovem Pan, Eldorado e Bandeirantes acionaram seus geradores e equipes de profissionais para manter o público informado. E também foram abastecidos por ele, em um movimento que formou uma grande rede, acessada por muitos enquanto TVs e computadores, em sua maioria, ficaram desconectados.As emissoras ouvidas pela reportagem foram unânimes em afirmar que é em situações como essa - de grande impacto para a população, que exige agilidade na informação e abre espaço para a manifestação das pessoas - que o rádio mostra seu poder e reforça sua marca de ser um veículo de comunicação instantânea e responsável por prestação de serviços.Durante o noticiário, a Jovem Pan utilizou uma vinheta, criada na hora, ressaltando a importância do meio. "Durante o apagão, o rádio não apaga" foi o que se ouviu entre uma informação e outra. A Jovem Pan mobilizou toda a sua equipe e unificou sua transmissão do AM com a da FM, atualizando seus ouvintes em tempo real e realizando um trabalho em conjunto com o público. Para Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, diretor da Jovem Pan, a base da audiência da rádio é medida pela repercussão: "O rádio é a maior companheiro do homem. Tudo parou, mas o rádio continuou lá".InteraçãoRonald Gimenez, editor-chefe da rádio SulAmérica Trânsito, disse que, pelo modelo de autuação da emissora, a interação com os ouvintes já é bastante intensa. Com o blecaute, essa relação se fortaleceu. Prestando informação a todo instante - as equipes já estavam na rua quando o problema começou -, as primeiras notícias foram direcionadas aos cenários mais localizados. Ou seja, os bairros. Mas a rádio convocou os ouvintes a relatar suas experiências e sondar amigos e parentes de outros lugares. Em pouco tempo conseguiu-se a dimensão do problema. "Fomos ampliando os contatos até que chegou um e-mail dizendo que também havia apagão no Paraguai", recorda.No horário em que o blecaute surgiu, a equipe é formada por seis profissionais. Porém a informação ganhou poder multiplicador devido à participação da audiência. E ela se manteve ativa. Gimenez aponta que, no dia do "alagamento de São Paulo" (08 de setembro deste ano), o portal de voz da SulAmérica Trânsito registrou cerca de 8 mil minutos de gravações.Os números do apagão mostram que foram feitas aproximadamente 6 mil minutos de gravações entre as 22h da terça-feira e 3h da quarta-feira. Mais: desse horário até o meio-dia desta quarta-feira, 11, foram somados 3 mil minutos de gravações.Dez anos depoisAndré Luiz Costa, diretor de jornalismo da BandNews FM - presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba e Campinas (SP) - lembra que, do último apagão (em 1999) para o atual, passaram-se dez anos, tempo em que houve grande avanço tecnológico. Isso, entretanto, não tirou a força do rádio. "Quem tinha rádio de pilha, tinha informação. É um meio de acesso amplo e móvel", comenta. Em sua opinião, os novos meios complementaram os serviços do rádio. "Enquanto duraram baterias de celulares e laptops, as notícias chegaram para a gente. Tivemos uma participação forte do público, com SMS e e-mails. Fizemos apuração com o ouvinte, criando com isso uma rede. E coordenamos essa apuração", afirma. A BandNews teve um problema técnico de sintonia logo nos primeiros minutos do apagão, fruto exatamente da interrupção de energia. "Todo mundo sofreu um pouco", emenda Costa.Ainda pelo grupo, a rádio Bandeirantes também contou com a agilidade de sua equipe para manter a população bem informada. "O apagão comprometeu outras mídias. Com a atuação que teve, o rádio ganhou muito mais força", acredita José Carlos Carboni, diretor de jornalismo. Ele acrescenta que o meio se evidencia também porque traz relatos emocionantes. "O ouvinte percebe que tem alguém respirando do outro lado", diz. Carboni divide a cobertura em dois momentos: o primeiro foi o da tomada de consciência do fato, transmitindo notícias sobre o trânsito e sobre outros efeitos bairro a bairro. Enquanto isso, a equipe de produção corria atrás de informações com autoridades. E esse se tornou o segundo momento importante: o da consolidação das notícias."O grande papel do rádio é relatar, abranger o maior número possível de vozes e formar uma cadeia de informações, com a participação de várias pessoas", argumenta. Para Carboni, o rádio é mais ágil porque depende basicamente do áudio - não precisa subir nenhum arquivo para a internet, por exemplo. Além disso, ele salienta, o meio agrega outras mídias a sua cobertura. "O rádio é um veículo que existe há muitos anos e se mostra que se complementa com as demais mídias. Não é superior, nem inferior. Mas nessas horas se mostra fortalecido".
Mídias integradas
Associação Campista de Imprensa divulga nota de repúdio ao fechamento do Monitor
Esta entidade entende nem ser necessário dizer, para os seus próprios donos, o tamanho da perda histórica e cultural que esta decisão representaria para o Brasil e, particularmente, para o Norte Fluminense.
Acreditando ser porta voz não apenas de jornalistas neste anseio, mas de toda a comunidade campista, a Associação solicita da direção dos Diários Associados um tratamento mais cauteloso em relação ao jornal campista, com a manutenção dos esforços pela superação da sua crise econômica.
Um jornal de quase duzentos anos, com credibilidade inatacável e patrimônio de todos os campistas, não pode desaparecer.Nos colocamos à disposição para qualquer diálogo que contribua para a manutenção do bravo Monitor Campista.
Sem mais, nos despedimos atenciosamente,Campos dos Goytacazes, 11 de Novembro de 2009Diretoria da Associação de Imprensa Campista
Equipe do Monitor Campista faz abaixo assinado pela manutenção do jornal
"To: Diários Associados
Nós, abaixo-assinados, diante do anúncio, por meio de nota publicada no Monitor Campista do dia 11/11/09, de que os acionistas do grupo Diários Associados discutirão em Assembleia em 23/11/09 proposta de encerramento das atividades deste jornal, vimos, por meio desta petição, solicitar especial atenção para a gravidade deste possível crime contra o patrimônio histórico campista e irreversível dano ao acesso a um jornalismo de qualidade. Solicitamos de modo veemente que o Grupo Diários Associados reconsidere a proposta de fechamento do jornal, e se coloque de modo aberto para a sociedade campista no sentido de estudar meios para manter a sua circulação. Um jornal de 175 anos não pertence mais somente a uma empresa. O Monitor Campista faz parte da história do jornalismo brasileiro e, particularmente, é de propriedade afetiva de todos os campistas. "
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Monitor Campista para de ser editado após 175 anos
Certamente a perda do diário oficial de Campos acelerou a decisão. Tomara que algum empresário resolva retomar a impressão do Jornal, mas a crise no setor afasta, pelo menos por hora, essa possibilidade. Fica aqui a nosso agradecimento a toda equipe do Monitor, que soube fazer um jornalismo sério e ajudou a registrar todos os fatos da nossa cidade ao longo desses 175 anos. Rogo que os arquivos do jornal sejam preservados ou doados para que a Fundação Jornalista Oswaldo Lima possa digitalizá-lo.
Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão
Polícia Federal faz operação contra "Piratas"
Emissoras de rádio permaneceram no ar apesar do apagão
Por isso o rádio é tão fundamental nesses momentos de caos. Ele permanece prestando seu serviço e sendo ouvido por praticamente todos que forem atingidos pelo evento. O rádio é o veículo mais crível e comunitário que existe. Ele é imprescindível para manutenção da ordem pública, acalmando a população através de seus comunicadores e alertando as autoridades sobre os pontos críticos. Parabéns ao rádio pela versatilidade.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Rádio é a mídia com maior credibilidade
Jornais e revistas perderam mercado e o rádio obteve a melhor média entre os conceitos de avaliação de credibilidade, em uma escala de 1 a 10, com 8,21. Em seguinda está a internet com 8,20, TV com 8,12, jornal com 7,99, revista com 7,79 e redes sociais com 7,74.
A principal fonte de informação do país ainda é a TV que possui 55,9% de preferência. A internet está em segundo lugar com 20,4%. Depois aparecem: jornal impresso (10,5%), rádio (7,8%), redes sociais (2,7%), versão online de jornais impressos (1,8%), revista impressa (0,8%) e versão online de revistas (0,1%).
Agora cabe ao Rádio fazer bom uso desta dado. Coisa que nem sempre é feita. Um exemplo: o horário nobre no rádio vai das 06h às 19h. Mas quem tem horário nobre valorizado é a televisão. Quer mais uma? O Rádio é o veiculo mais próximo do cliente na hora da compra e na hora que antecede a compra. E o que o rádio faz: não sabe trabalhar essa vantagem.
Esta matéria está postada no site adNews.com.br
Eugênia Castilho prepara cronologia do rádio e tv
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Viagem ao Rio
Hoje é dia do Radialista
Podemos citar alguns nomes, mas certamente iremos deixar de citar inúmeros profissionais importantes para o sucesso da radiodifusão no Brasil. Vou listar alguns que me marcaram e me influenciaram:
Haroldo de Andrade
Eloy D'carlo
Bandeira Júnior
Édmo Zarife
Doalcei Camargo
José Carlos Araújo
Fernando Mansur
Sérgio da Mata Tinoco
Heraldo Leite
Kléber Leite
Washington Rodrigues
Antônio Carlos
Paulo Giovanni
Euládio Sandoval
Marco Antônio
Renato Borges
Vitor Sarlo
Adriana Maia
Róbson Alencar
Dirceu Rabello
Carlos José
Globo fatura 67,5 milhões com cotas para BBB10
A diretoria Geral de Comercialização da Rede Globo comunica que o prazo de renovação contratual para aquisição das cotas de patrocínio da décima edição do BBB, que estreia no próximo mês de janeiro, já está encerrado e os cinco patrocinadores estão definidos.
Cada uma das cotas tem o valor de R$ 13,5 milhões.
Fecharam acordo os clientes Johnson (Sundown), AmBev (Guaraná), Fiat (Automóveis) e Niely (Cosméticos), anunciantes da temporada anterior, confirmaram a sua presença no reality show. A Unilever (Knorr) ocupou a quinta cota de patrocínio do BBB10 no lugar do HSBC, que desistiu de participar.
A Globo tem bons motivos para sustentar otimismo quanto ao BBB 10. A última edição teve uma das menores audiências da história do programa, mas rendeu faturamento da ordem de R$ 280 milhões, isto é, R$ 100 milhões a mais do que a oitava. Com um crescimento de 55%, o programa é visto como o fenômeno comercial da temporada. Logo após a estreia, todos os intervalos comerciais do programa já estavam vendidos.
Redação Adnews
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Não faz mais parte da equipe
Aerj elege conselho fiscal e administrativo
CONSELHO ADMINISTRATIVO
1 - Marcelo Brasil - Record
2 - Carlos Alfredo Soares - Band Campos
3 - Daruiz Paranhos - Band Rio
4 - Ricardo Henrique de Souza Raymundo - Radios Tupi e Nativa
5 - Moacir Pinto Filho - Rádio 103 FM de Itaperuna
6 - Edson Elias Bastos Jorge (boy) - Rádios 3 Rios e 89 FM
7 - Luiz Fernando Silva - Sistema Porto Real
8 - Marco Túlio do Nascimento - Sistema Globo de Rádio
9 - Luiz Damasceno Albertassi - Rádio 88 FM de Volta Redonda
10 - Fábio Elias Domingues de Souza - Rádio Terê FM
11 - Sandra Regina Rogenfisch - TV Globo
12 - José Nilvan de Oliveira - TV Globo
Suplentes:
1 - Sérgio Pereira - Rádio 97 FM de Campos
2 - Sara Benvinda Soares - SBT
3 - Carlos Cianella Pereira - Rádio Geração 2000 de Teresópolis
4 - Luis Filipe Camelo de Freitas - Rádio Cultura de Valença
CONSELHO FISCAL
1 - João Alberto Carvalho da Silva - Rádio Alternativa FM de Valença
2 - José Mansur Neto - Rádio Feliz de Sto Antônio de Pádua
Suplentes:
1 - Wandré Nery Silva - Rádios Barra do Piraí AM e FM
2 - Veríssimo Jesus - TV Record Rio
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Eleição do novo coConselho da Aerj
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Tupi de Rio Bonito conquista baixada litorânea

Além disso, eles investiram na programação local abordando os temas mais importantes para as cidades que compõem a região. Inúmeros telefonemas são dados, pelos ouvintes, autoridades e entrevistados para os programas GILBERTO REZENDE (10h à 12h), ZÉ SÉRGIO ARAÚJO (13h às 15h) e MANOEL RANGEL ( 17h às 19h) atualmente a emissora conta com apoio de mídia externa de outdoor - 10 no total - que levam a marca forte da Tupi para Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Maricá, Saquarema, Silva Jardim, Araruama, Cachoeiro de Macacu, São Gonçalo e Magé.
INTERTV Planície inaugura nova sede em novembro
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Band FM comemora 32 anos no ar em São Paulo.
No próximo dia 8 de novembro será realizado um show em comemoração ao aniversário da emissora. O evento será no Espaço das Américas, na Barra Funda, São Paulo. Quem for ao local poderá acompanhar as apresentações de artistas populares como Cláudia Leitte, Fernando & Sorocaba, Sorriso Maroto e Cupim na Mesa. Os ingressos já estão a venda.
O evento será transmitido via-satélite e ao vivo para as 36 emissoras que compõe a rede popular da Band FM. A 96.1 FM é líder de uma importante rede nacional, que durante muito tempo foi a única estação popular de alcance nacional, atingindo simultaneamente capitais importantes e cidades do interior do país.
A Band FM também ficou conhecida através de sua trajetória em São Paulo, também durante a sua fase como Bandeirantes FM. Nos últimos anos a rádio manteve a liderança geral de audiência na capital paulista, segundo dados do Instituto Ibope. Atualmente a Band FM busca uma recuperação no ranking e está novamente entre as FMs mais ouvidas da capital paulista.
Conectados ao vivo neste sábado direto da Eme Motos
O Dj Mola, Layane e Bel estão esperando a galera para que todos possam participar ao vivo do programa. Aqueles que não puderem ir, poderão acessar as comunidades do Conectados pela net ou ligar para 2101-9610.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Resolução de Salamanca reafirma compromisso com a Educaçao Inclusiva
RESOLUCIÓN DE LA CONFERENCIA DE SALAMANCA
Nosotros, participantes en la Conferencia Mundial sobre Educación Inclusiva “Afrontando el Reto: Derechos, Retórica y Situación Actual, Volviendo a Salamanca” desarrollada en la Universidad de Salamanca, Salamanca, España (21 al 23 de Octubre de 2009)
1.- Reafirmamos el compromiso de la Declaración de Salamanca (1994) y nos comprometemos a desarrollar un sistema de educación inclusivo en todos los países del mundo. Damos la bienvenida a la Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad de las Naciones Unidas (CDPDNU), y en particular al Artículo 24 que da un nuevo ímpetu al Derecho Humano de educación inclusiva para todas las personas con discapacidad.
2.- Entendemos que la educación inclusiva es un proceso en el cual la escuela común o regular y los establecimientos dedicados a la educación se transforman para que todos los niños y niñas/estudiantes reciban los apo9yos necesarios para alcanzar sus potenciales académicos y sociales, y que implica eliminar las barreras existentes en el medio físico, actitudes, la comunicación, el currículo, la enseñanza, la socialización yla evaluación en todos los niveles.
3.- Instamos a todos los gobiernos a ratificar la CDPDNU y a desarrollar e implementar planes concretos para asegurar el desarrollo de la educación inclusiva para todos. Instamos también a las agencias internacionales como UNESCO, UNICEF y el Banco Mundial a aumentar y priorizar sus esfuerzos para apoyar el desarrollo de la educación inclusiva.
4.- Por nuestra parte, nos comprometemos a formar una alianza que transforme los esfuerzos globales para lograr la Educación para Todos, creando una mejor educación para todos a través del desarrollo de la educación inclusiva, y lanzamos aquí INICIATIVA 24 (INITIATIVE 24) como un medio para lograr nuestro objetivo.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Jorge & Mateus levam fãs ao delírio durante "especial do mês" da Band FM
Show exclusivo foi transmitido ao vivo para todo o país
São Paulo, 26 de outubro de 2009 – A dupla Jorge & Mateus levou centenas de fãs à loucura na última sexta-feira durante o “Especial do Mês” da Rede Band FM . Os cantores foram arranhados pelas fãs mais entusiasmadas no show que foi transmitido ao vivo para todo o país pela emissora.
“Pelo amor de Deus, Jorge e Mateus!!”, gritavam os espectadores antes do início da apresentação da dupla sertaneja. Sucessos como “Pode Chorar”, “Vou Fazer Pirraça” e “De Tanto te Querer”, entre outros hits, foram cantados em coro pelo público.
Durante os intervalos da apresentação exclusiva para os ouvintes da Band FM, a dupla atendeu aos pedidos dos fãs e autografou CD´s e camisetas. Mas algumas fãs tiraram, literalmente, o sangue dos cantores. “Quando olhei para a minha calça, achei que fosse ketchup. Mas era sangue!” contou Jorge à jornalista Nadja Haddad logo após o show.
A entrevista exclusiva com a dupla e os bastidores do show poderão ser conferidos nesta semana na tela da Band durante o programa “VideoNews”. A atração apresentada por Nadja Haddad vai ao ar ao vivo todas segundas, terças, quintas e sextas, às 22h.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Queda do Fantástico alerta para mudança na publicidade
26/10/09

O programa Fantástico deste domingo, exibido pela Globo, alcançou novamente o patamar do pior índice de audiência de sua história desde 1973. A atração registrou apenas 18 pontos de média, fato que já acontecera outras vezes, e venceu Gugu Liberato, da Record, com dificuldade. Entre às 20h44 e 23h07, a Globo obteve 18 pontos, contra 16 da Record.
O passar dos anos mostra a queda do domincial da Globo. Na última semana, uma pesquisa revelou que o Fantástico perdeu na última década 1 em cada 3 telespectadores. Chegou-se a especular no mercado que o recorde negativo tenha forçado na Globo a convocação de uma reunião de emergência para discutir o futuro da atração. A expectativa era de reformulação do programa com estreia de novos quadros a fim de melhorar os índices no Ibope.
A possibilidade, entretanto, foi negada oficialmente pela assessoria de imprensa da rede carioca. Em conversa com o Adnews, a CGCOM – Central Globo de Comunicação – diz que a estreia de novos quadros faz parte da dinâmica e trquinta-feira, 22 de outubro de 2009
Inscrições esgotadas
terça-feira, 20 de outubro de 2009
You Tube vai transmitir show global do U2 em tempo real
O YouTube vai exibir neste domingo (25) o show do grupo irlandês U2 em tempo real, direto do estádio Rose Bowl de Pasadena, no oeste dos Estados Unidos. A transmissão poderá ser acessada na página da banda."O grupo queria fazer este tipo de coisa há algum tempo", revelou o agente do U2, Paul McGuinness, em um comunicado divulgado no site da banda. "É a ocasião ideal para que a festa vá além do estádio. Os fãs percorrem longas distâncias para ver o U2, mas desta vez a banda irá até eles, ao mundo inteiro". O evento está previsto para às 20h30 (segunda-feira à 1h30 pelo horário de Brasília) e poderá ser visto em 19 países: Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Holanda, além do Brasil."YouTube está encantado em poder oferecer a seu público em todo o mundo uma apresentação ao vivo de um dos maiores grupos do planeta", declarou Chris Maxcy, diretor de parceria de música do site.
Informações Folha Online
Redação Adnews
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
"Conectados na Band" é sucesso na tarde de sábado
Bem, se vc também quer se conectar fique ligado, pois neste mês o programa ainda está dando, com apoio da EME Motos, uma Dafra 100. A comunidade do programa no Orkut é: conectadosbandfmcampos96,1 .
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mix FM completa 3 anos na liderança jovem em São Paulo
“Acertar a linguagem e a comunicação com o público jovem por anos seguidos, numa época em que as mudanças e a obsolência estão cada vez mais velozes, é tão difícil quanto para um atleta competir com alta performance em consecutivos mundiais ou Olimpíadas. É preciso trabalhar com muito planejamento, foco absoluto e espírito competitivo”, diz Marcos Vicca, diretor artístico da MIX. “O público jovem é, cada dia mais, um desafio fantástico e motivador para toda a equipe da MIX", completa.
Com índice de audiência de 0,74, a MIX segue à frente das concorrentes.
A segunda colocada no segmento possui 0,56.
Parabéns a toda equipe da MIX, que também é lider do público jovem no Rio de Janeiro.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Domingo tem transmissão da Fórmula 1 na Band Fm de Campos
A transmissão será realizada em cadeia com a REDE BANDEIRANTES DE RÁDIO ( BANDEIRANTES AM ) e BAND NEWS FM e terá a narração de Odinei Édson. A BAND FM DE CAMPOS estará formando com a rede e torcendo por Rubinho Barrichelo.
Notícia de hoje no Adnews.com.br
14/10/09
Um levantamento de médias anuais de audiência apontou que o "Fantástico", um dos grandes ibopes da Globo, perdeu mais de 30% de sua audiência nos últimos 10 anos. De acordo com o Ooops!, que teve acesso a tabela, a queda do programa parece ter relação com o surgimento de novas opções de entretenimento como DVD, games e TV a cabo. Depois de anos de estudo, a Globo promoveu algumas mudanças no dominical, incluindo a saída de Glória Maria.Mesmo assim, a queda aumentou com a despedida da apresentadora de 28,2 pontos em 2007 para 23,4 em 2009 (até 11 de outubro). Outra mudança foi a diminuição de reportagens científicas, longas entrevistas e reportagens inteligentes sobre comportamento. Com isso, aumentaram as matérias de celebridades, quadros e notícias sobre a Globo.Uma das marcas registradas do programa que estreou em 5 de agosto de 1973 era a "última reportagem" que abordava temas assustadores, misteriosos ou preocupantes.Com seus problemas de identidade, a média de ibope do "Fantástico" fiou em 20 pontos, nos últimos dois domingos. A Coluna Radar da Veja já divulgou o início de uma disputa inédita na TV aberta nesse dia e horário.
Audiência nos EUAA maior repartição do bolo de audiência entre as emissoras de TV brasileiras leva à comparação com o cenário praticado nos EUA. Por lá, as redes apresentam pluralidade de atrações nas noites de domingo. Grandes emissoras como ABC, NBC, CBS e Fox disputam lado a lado pela audiência.Segundo dados divulgados no blog do jornalista Pedro Beck, neste domingo (11), a NBC ficou em primeiro lugar com Sunday Night Football que apresentou o jogo Indianapolis x Tennessee e abocanhou 13.8 milhões de telespectadores e 5.5 pontos na audiência.
A CBS ficou próxima da líder: em segundo lugar com "Amazing Race", obteve 10.8 milhões e 3.1 pontos, ‘Three Rivers’ (7.7 milhões e 1.9 ponto) e ‘Cold Case’ (7.2 milhões e 1.7 ponto).
Já a ABC ficou em terceiro com ‘Extreme Makeover: Home Edition’ (9.8 milhões e 3.0 pontos), ‘Desperate Housewives’ (13.1 milhões e 4.4 pontos e ‘Brothers & Sisters’ (9.0 milhões e 2.9 pontos).
Tais informações são apenas uma pequena amostra da diversidade de programas da TV do país. No final, quem sai ganhando é o público americano que pode assistir ao que gosta. Os brasileiros parecem estar no mesmo caminho e, em breve, as noites de domingo devem passar a ser sinônimo de diversão.
Redação Adnews
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Band bom dia está no topo da audiência
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Promoção que vale uma Moto Dafra
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
"Domingo Legal" fica na liderança por mais de 1 hora
O “Domingo Legal”, apresentado por Celso Portiolli, ficou na liderança de audiência por 1 hora e 18 minutos neste domingo, 4 de outubro.
Exibido entre às 11h e às 14h52, a atração marcou 10 pontos de média (picos de 12), contra 8 da terceira colocada e 12 da Globo, fechando o programa na vice-liderança absoluta.
Nos confrontos diretos, o Domingo Legal marcou 10 a 8 contra o “Tudo é Possível”, da Record, entre 12h01 e 14h52; e 9 a 8 contra “Jurassic Park”, também da Record, entre 11h e 12h.
domingo, 4 de outubro de 2009
Revista com balanço do II Congresso está sendo preparada
sábado, 3 de outubro de 2009
Presença marcante no II Congresso
De Itaperuna veio Moacyr e Fábio, da 102 e 103 Fm, de São João da Barra teve o Renato da Rádio Barra FM e de Campos foram, também, o Cláudio da Continental e o Cláudio da Cultura Am, o Édson Vander da Tv Litoral, Vitor Sarlo, Giu, Carlos Augusto Cacau, Carlos José "Kakau beach", Adriana Maia, Rogério Soares, Carlos "Dj mola", Leandro Nunes e Katiúsca Karvalho, da Band FM.
Todos afirmaram que estavam atentos a torcendo pela chegada do digital, prometido para dezembro pelo Ministério das Comunicações.
Outros nomes importantes estiveram no II Congresso, gente de fora do Rio e do Espirito Santo. O Rio tem esse poder de atração, daqui a dois anos estaremos de volta à cidade maravilhosa. Ano que vem será em Vitória.