Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DRM começa a ser testado em São Paulo na semana que vem



O Ministério das Comunicações inicia por São Paulo, na semana que vem, os testes com o sistema DRM (digital Radio Mundiale).

Os técnicos franceses já estão no Brasil e ficarão por aqui por um bom tempo, já que esta é só a primeira fase dos trabalhos de avaliação, que engloba apenas o estado de São Paulo.

O chefe da área de fiscalização do Minicom, Dr. Jaime Marques de Carvalho Neto, irá coordenar os trabalhos acompanhado por técnicos do próprio Ministério, Immetro, Puc-Rio, Abert entre outras instituições.

Até fevereiro serão realizados testes no Rio, Minas e Rio Grande do Sul e em março o relatório final sera entregue ao Ministro Hélio Costa, que então irá escolher o padrão a ser implantado no Brasil.

No meio da radiodifusão o sentimento é que o Ministro não vai deixar para seu sucessor o anúncio do padrão a ser adotado, até porque ele se comprometeu com o setor, durante o Congresso da Abert, prometendo definir a situação ainda este ano.

Uma coisa é certa: se o padrão europeu conseguir bons resultados no FM, quanto conseguiu no AM, teremos uma briga parecida com aquela da compra dos aviões da FAB ou seja, briga de cachorro grande entre franceses e americanos da Ibiquity. A tendência pelo DRM ficará mais forte por o mesmo ser um software "gratuito", segundo seus criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário