quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Precisamos mudar e investir em pesquisas de audiência e consumo

O mercado publicitário de Campos vive a expectativa de que passe logo o carnaval para voltar a ativa. Tenho conversado com vários profissionais que reclamam da falta de planejamento de marketing dos grandes anunciantes. Segundo alguns publicitários ainda impera o pensamento de que anunciar é gasto e não investimento. Colabora para isso a falta de uma pesquisa periódica de audiência nos meios de comunicação e a própria tradição local, que atribui ao mês de janeiro a queda de nas vendas devido ao êxodo para as praias. Só que é exatamente no no mês de janeiro que as pessoas estão mais propensas a gastar. Seja na praia, no hotel, nos bares, em viagens de turismo ou veraneio. Exemplo é o carnaval do Rio de Janeiro e seus inúmeros turistas e escolas de samba. O que muda é o foco. Neste ponto a falta de pesquisas de consumo ajuda a piorar a situação. Tá na hora de fazermos a nossa parte e municiarmos nossos parceiros de informações que ajudem a entender a lógica praticada nos grandes centros, que é a troca constante de informação baseada em levantamentos feitos por instituições sérias que não são constestadas após divulgarem seus resultados. Precisamos avançar alguns anos pra chegar a este nível.

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