Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Congresso do Espirito Santo tem início

Teve início nesta segunda feira, o III Congresso de Rádio e Tv do Espirito Santo e Rio de Janeiro, no Centro de Convenções de Vitória. Compondo a mesa oficial estava Paulo Gava, do Sertes, Hilton Alexandre, presidente da Aerj, Daniel Slavieiro, presidente da Abert, Elizabeth Kafuri, Secretária de Comunicação do Estado do Espirito Santo e Drª Vânia Rabello, representando o Minicom. Várias emissoras participaram do ato. Os radiodifusores Capixabas também fundaram, na solenidade, a Associação das emissoras de Rádio e Televisão do Espirito Santo.
O Presidente da Abert destacou a importância do ato parabenizando os radiodifusores pela iniciativa e convidou a todos para fazerem parte da luta que a Abert promove em prol da radiodifusão brasileira, em Brasília.

Nesta terça teremos palestras, arena da comunicação e exposição de equipamentos e serviços. As atividades começam às 09 horas da manhã e se estendem por todo o dia.

É hoje!

Começa hoje a noite o III Congresso de Rádio e Tv do Estado do Espirito Santo e Rio de Janeiro. O evento terá a várias palestras e convidados e acontecerá no Centro de Convenções de Vitória. Ainda dá tempo de se inscrever pelo site www.embrasec.com.br/congressoes.html . Amanhã estarei lá falando sobre a publicidade no rádio e acompanhando os trabalhos, bem como a fundação da Associação de Rádio e Tv do Espirito Santo, que terá sua primeira ata escrita nesta noite, na abertura solene do evento.

sábado, 29 de maio de 2010

Espirito Santo terá sua própria Associação de Rádio e Tv

Nesta segunda feira, dia 30, o III Congresso de Rádio e Tv do Espirito Santo e Rio de Janeiro tem início, pela primeira vez, em Vitória. O encontro acontece no Centro de Convenções da capital capixaba e marcará o lançamento da Associação de Rádio e Tv do Espirito Santo. Eu estarei lá prestigiando os amigos radiodifusores do estado vizinho e palestrando na Terça feira sobre o tema abaixo:

Sala 3 - Arena da Comunicação - Publicidade e propaganda na radiodifusão –
´´A importância do mercado do radio e da TV para a propaganda brasileira´´
·A imagem é tudo? Um painel sobre o marketing no rádio e na TV
CARINE CARDOSO– Profa. e coordenadora de Marketing da FAESA
ALFREDO SOARES – Band Campos FM/AERJ
FERNANDO MANHÃES – Prisma Comunicação
Quem quiser participar pode se inscrever pelo endereço www.embrasec.com.br/congressoes.html

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rede Nacional 2 - Democrátas

REDE NACIONAL OBRIGATÓRIA DE RÁDIO – DEM

DATA: 27.05.10 PARTIDO: DEM


COMUNICAMOS QUE, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART.6° DA RESOLUÇÃO TSE N°20.034/97, O RELATOR, PROFERIU DECISÃO, CONFORME A PP/N°27 DETERMINANDO A FORMAÇÃO DE REDE NACIONAL OBRIGATÓRIA DE EMISSORAS DE RÁDIO, PARA A TRANSMISSÃO GRATUITA DO PROGRAMA POLÍTICO PARTIDÁRIO DO DEMOCRATAS – DEM, NO DIA 27.05.10, QUINTA-FEIRA, NO HORÁRIO DE 20H ÀS 20H10.

VEICULAÇÃO: EMISSORAS DE RÁDIO : 20H ÀS 20H10

Rede Nacional nesta quinta

REDE NACIONAL PRONUNCIAMENTO
MIN. DO CONTROLE E TRANSPARÊNCIA


DATA: 27.05.2010 MIN. DO CONTROLE E TRANSPARÊNCIA

DE ACORDO COM ART. 2°B INCISO IV DA LEI N°11.497, DE 28 DE JUNHO DE 2007, FICA CONVOCADA REDE NACIONAL OBRIGATÓRIA DE EMISSORAS DE RÁDIO, PARA A TRANSMISSÃO GRATUITA DE PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DO CONTROLE E TRANSPARÊNCIA, JORGE HAGE SOBRINHO, DIA 27.05.10, (QUINTA-FEIRA), COM DURAÇÃO APROXIMADA DE 3’ (TRÊS MINUTOS).

EMISSORAS DE RÁDIO, VEICULAÇÃO: 20H10 (HORA DE BRASÍLIA)

terça-feira, 25 de maio de 2010

STJ marca para 5ª julgamento sobre decreto da TV Digital

"Está marcado para esta quinta-feira (27) o início do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do Decreto 5.820 de 2006, que estabeleceu o Sistema Brasileiro de TV Digital e as regras para a digitalização da principal mídia do país. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3944) foi protocolada em 21 de agosto de 2007 pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e contesta quatro artigos do decreto. O caso tem como relator o ministro Carlos Ayres Britto.

A principal motivação da ação é a avaliação de que o decreto em questão mantém as bases para a concentração da propriedade das emissoras de TV no país. Neste sentido, o PSOL questiona principalmente os artigos que consignaram aos atuais concessionários de televisão novos canais digitais. A consignação foi feita sem que fossem abertos a um processo licitatório para outros possíveis interessados em prestar o serviço, além de não terem seguido os trâmites previstos na Constituição para a concessão de serviços de radiodifusão."


Jacson Segundo / Observatório do Direito à Comunicação

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sitebom prepara volta à internet

Fontes me informam que o jornalista Roberto Barbosa está por traz da volta do SITEBOM, um projeto que tentou entrar no ar no final do governo Mocaiber, mas que não saiu do papel por falta de grana. Desta vez parece que a coisa está mais bem estruturada e Roberto já estaria escolhendo sua equipe de trabalho. É sempre bom termos mais opções, sérias, de leitura na internet. A conferir.

Leonardo faz show ao vivo para Band Fm


TRANSMISSÃO ESPECIAL DO MÊS DE MAIO BAND FM COM LEONARDO



Amanhã (dia 25/Maio - TERÇA-FEIRA), será realizada o ESPECIAL DO MÊS da BAND FM com o cantor Leonardo.
Essa apresentação será transmitida para toda a REDE BAND FM, a partir das 16h. Em Campos você ouve na frequência 96,1.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia 01 de junho estarei em Vitória debatendo sobre a publicidade no Rádio

De 30 de Maio à dois de junho acontece em Vitória - ES - o III Congresso de Rádio e Tv do Espirito Santo e Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo SERTES e tem o apoio da Aerj e Abert.

No dia primeiro de junho estarei participando da ARENA DA COMUNICAÇÃO, mediando um debate sobre a publicidade no Rádio. Comigo estarão Marlene Matos - profª e coordenadora de Rádio e Tv da FAESA - e Fernando Manhães - Prisma Comunicação. O encontro está previsto para manhã, entre 09 e meio dia. Maiores informações no site www.embrasec.com.br/congressoes

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Começa hoje o X Congresso da Amirt

Começa hoje em Belo Horizonte (MG) o X Congresso de Radiodifusão da Amirt. O evento acontece no Minas Centro e pretende reunir mais de 400 radiodifusores de Minas, além de outros vindos de vários estados do país, até quinta feira, 21 de maio. O foco X Congresso da Amirt está na profissionalismo, gestão e comercialização. Para isso terá os maiores especialistas da área do Brasil. Tendo nomes como: Jornalista Caco Barcellos, Dra. Vanda Jugurtha Bonna, Antônio Rosa Neto , Professor Rogério Tsukamoto, Professor Marins, dentre outros.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Âncora da CBN dará palestra no III Congresso de Rádio e Tv do ES e RJ



O III Congresso de Rádio e Tv do Espirito Santo e Rio de Janeiro, que acontece de 30 de maio a dois de junho, no Centro de Convenções de Vitória, terá a participação do âncora da CBN Aldalberto Piotto.



Piotto é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba, especializado em economia pela Fipe-USP e cursou Cultura Inglesa na Leeds Metrolitan University, na Inglaterra. Foi indicado a vários prêmios de jornalismo e como âncora de notícias em premiações Grande Prêmio Ayrton Senna, Embratel, Líbero Badaró, Ethos e Comunique-se. Participante de vários programas de intercâmbio internacional focados em economia, política, relações internacionais e meio ambiente. É âncora do CBN Total da Rádio CBN, programa de notícias, entrevistas e debates em rede nacional.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Super Rádio Tupi é a emissora de maior audiência no Brasil

Dados do Ibope de janeiro a março e de fevereiro a abril/2010 dão a SUPER RÁDIO TUPI DO RIO o primeiro lugar absoluto em audiência no Brasil. A Tupi passou a FM O DIA, que detinha por muito tempo esta posição. A relação das primeiras colocadas em Am's e FM's no Rio de Janeiro é a seguinte:

Tupi Am/Fm - 270.745 ouvintes por minuto
O Dia Fm - 256.237 ouvintes por minuto
Globo Am - 214.959 ouvintes por minuto
Beat98 Fm - 156.203 ouvintes por minuto

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Negociação Salarial dos Radialistas - Campos

O Sindicato dos Radialistas de Campos, presidido por Salvador Nunes, está em negociação salarial com o Sindicato Patronal dos radiodifusores. O entendimento é que o acordo deverá ser fechado em breve.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Band Fm transmite show de Ivete Sangalo neste domingo


EDIÇÃO ESPECIAL DO “MICARETA AXÉ BAND” TRANSMITE SHOW DE IVETE SANGALO
Apresentação da cantora no Axé Brasil 2010 vai ao ar pela Band FM neste domingo

São Paulo, 7 de maio de 2010 – O programa “Micareta Axé Band”, apresentado por Betinho na Band FM, leva ao ar neste domingo o show na íntegra da cantora Ivete Sangalo no Axé Brasil 2010, um dos principais eventos de música baiana do país.

A apresentação da cantora no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, aconteceu dia 9 de abril e agitou mais de 60 mil pessoas. No especial deste domingo, os ouvintes poderão curtir sucessos como “Na Base do Beijo”, “Cadê Dalila?”, “Lobo Mau”, entre outros.

No ar há 12 anos, o “Micareta Axé Band” vai ao ar todo sábado e domingo, das 12h às 14h, para as 36 emissoras que compõem a Rede Band FM em todo o Brasil.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

FORMAÇÃO DE REDE DE RÁDIO NESTA QUINTA FEIRA

REDE NACIONAL OBRIGATÓRIA DE RÁDIO – PSL

DATA: 06.05.10
PARTIDO: PSL

COMUNICAMOS QUE, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART.6° DA RESOLUÇÃO TSE N°20.034/97, O RELATOR, PROFERIU DECISÃO, CONFORME A PP/N°26 DETERMINANDO A FORMAÇÃO DE REDE NACIONAL OBRIGATÓRIA DE EMISSORAS DE RÁDIO, PARA A TRANSMISSÃO GRATUITA DO PROGRAMA POLÍTICO PARTIDÁRIO DO PARTIDO SOCIAL LIBERAL - PSL, NO DIA 06.05.10, QUINTA-FEIRA, NO HORÁRIO DE 20H ÀS 20H05.

VEICULAÇÃO: EMISSORAS DE RÁDIO : 20H ÀS 20H05

Am digital é tema de convocação do presidente da Aerj, Hilton Alexandre

O presidente da Aerj e proprietário da Rádio do Commércio-Am de Barra Mansa distribuiu um email conclamando os radiodifusores a tomarem frente na solução para o Am digital. Ele acha que os tecnocratas e teóricos já tiveram tempo suficiente para resolver a questão e não o fizeram e que somente uma mobilização daqueles que vivem o problema pode trazer a solução do impasse. A proposta é uma resposta a busca das rádios Ams por canais de Fm para manter o equilíbrio financeiro de suas emissoras. De fato algo tem que ser feito. A demora na definição não é benéfica e só faz o público jovem se afastar do rádio, principalmente o Am. Hilton confirma sua tese apoiado pelo comentário de Ethevaldo Siqueira, comentarista da CBN, que deixou claro, em uma das suas participações na rádio que o modelo analógico do rádio se esgotou de vez. Leia o email desabafo do Hilton:



"Companheiros de luta pela radiodifusão mediante ao impasse na escolha do modelo de rádio digital e o insucesso do resultado em Amplitude Modulada dos dois sistemas IBOC e DRM, precisamos de uma decisão corajosa: Assumirmos que não é possível o AM digital!


Se assumirmos o rumo do futuro da radiodifusão, tirarmos das mãos de tecnocratas e teóricos e lembrarmos que o Rádio é o nosso negócio, dele vivemos, geramos empregos, movimentamos o consumo e conseqüentemente a economia.


Não existe futuro para o Rádio sem a união das AMs e FMs, que são os verdadeiros radiodifusores heróicos brasileiros, verdadeiras rádios da sociedade nacional.


Precisamos dar mais um passo na digitalização do Rádio e acredito se o governo autorizasse em caráter experimental a utilização dos canais 5 e 6 pelas AMs para experimentarem a transmissão “full” digital em IBOC e DRM, teríamos em pouco tempo conclusões mais concretos sobre a adaptação do digital ao rádio brasileiro. Esta autorização não prejudicaria em nada o espectro radiomagnético, já que na maioria das cidades estes canais estão vagos.


Então por que não liberar em caráter experimental estes canais para as emissoras de Amplitude Modulada? Divulgue essas idéias, opine, critique, não se cale frente ao silencio burocrático que esta sepultando o mais fantástico e influente meio de comunicação brasileiro.


No Anexo encaminho explanação do bem informado e crítico das mídias eletrônicas Ethevaldo Siqueira na Rádio CBN RIO (AM 860 KhZ ) no dia de hoje.
Abraço

Hilton Alexandre

Presidente da Aerj e

Proprietário da Rádio do Commércio-Am de Barra Mansa"

terça-feira, 4 de maio de 2010

Programação já confirmada do III Congresso de Rádio e TV do ES e RJ

III Congresso de Rádio e TV do ES e RJ
31 de Maio a 2 de Junho

´´ MIX DE COMUNICAÇÃO ´´


Dia 31 de Maio - segunda-feira19 h00 - Solenidade de abertura20h00 - Coquetel
Dia 01 de Junho - terça-feira9h às 12h
Sala 1 - Dia de Tecnologia da Empresa (palestras do fabricante ao radiodifusor)
Sala 2 – Espaço do Minicom (atendimento e orientação p/radiodifusores)
Dr. ÁLVARO AUGUSTO DE SOUZA NETO – MINICOM – Brasília/DF
Atos de Pós Outorga de Serviços de Radiodifusão – Legalização da sua Emissora
· Orientação detalhada e simplificada para a legalização e a regularização das emissoras de rádio e TV do estado de Pernambuco que não estão em dia com as exigências legais do governo federal.

Sala 3 - Arena da Comunicação - Publicidade e propaganda na radiodifusão –
´´A importância do mercado do radio e da TV para a propaganda brasileira´´
· A imagem é tudo? Um painel sobre o marketing no rádio e na TV
MARLENE MATOS – Profa. e coordenadora de Radio e TV da FAESA
ALFREDO SOARES – Band Campos FM/AERJ
FERNANDO MANHÃES – Prisma Comunicação (a confirmar)

Plenária:14h30 às 16h00 – O Complexo de Vira latas.
LUCIANO PIRES – Jornalista, cartunista, produz e apresenta o Café Brasil (Rádio Mundial FM)- São Paulo/SP
· Discutirá a importância social da mídia na formação dessa percepção dos brasileiros de que somos eternos perdedores. ´´ No Brasil confuso de hoje quando misturamos ideologias retrógradas com populismo e celebridades, o maior problema e é a mídia. E a maior solução também´´.

16h00 as 17h00 – A Importância da Comunicação para a sua Empresa
IVAN DE BARROS FEITOSA – Dir. Radio Liberdade – Caruaru/PE.
· O painel abordará: marcas que falam; opções de Mídia, abrangência das mídias no Brasil, audiência do Rádio x Tv, satisfação da população com o conteúdo dos meios, custo rádio x Tv, números confiáveis do rádio, os maiores anunciantes do Rádio, depoimentos de autoridades e Case de Sucesso.

17h00 as 19h00 – Estratégia, inovação e talento para o crescimento pessoal e empresarial na radiodifusão
LUDWIG VALDEZ – Ludwig Aprendizagem e Educação Corporativa – Rio de Janeiro/RJ
Dia 2 de Junho - quarta-feira 9h às 12hSala 1 – ABERT – Eleições 2010 – A Legislação Eleitoral e as regras para a radiodifusão

Sala 2 - Balcão do Minicom (atendimento e orientação geral ao radiodifusor)

Sala 3 - Arena da Comunicação – O Jornalismo no radio e na tv
A TV e o radio estão ameaçados pela internet e pelas emissoras comunitárias (radio e canais de TV que se propagam pelo país?
O que é necessário para se fazer e manter jornalismo de qualidade?
JANINE JORDAIM – Ed. Exec. TV Tribuna (a confirmar)
ABDO CHEQUER – Dir. Jornalismo da Rede Gazeta (a confirmar)
PAULO GAVA – Presidente do SERTES (a confirmar)

Plenária:14h30 às 16h00 – Talk show – A convergência das mídias exige um novo perfil de atendimento
ANTONIO ROSA NETO - Superintendente da Rede TV! – São Paulo

CARLOS RUBENS DONÉ - Dir. Executivo da Rede Itatiaia – Belo Horizonte
16h00 às 17h00 - Mídia Regional: federal, estadual e municipal
· Como se faz a distribuição de verbas – critérios e exigências
As Secretarias de Comunicação tem procurado descentralizar e facilitar cada vez mais a compra de mídia nas emissoras. Mostrarão como isto vem sendo feito de forma clara e objetiva

Secom(Gov. Federal) – Governo do ES – Prefeitura Mun. De Vitória

De 16h00 às 18h00 – Cenários da economia global e brasileira
JOELMIR BETTING (a confirmar)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rádio Globo estréia, amanhã, dia 4 de maio na frequência 89,3

A Rádio Globo do Rio de Janeiro (1220 AM) estreia em FM neste 4 de maio na freqüência 89,3, a primeira emissora do dial. A emissora terá a mesma programação nos dois canais, mas poderá separar de acordo com a conveniência e necessidade, especialmente no ambiente esportivo, com a transmissão de dois jogos simultaneamente.

Criada em 1944 por Roberto Marinho, a Rádio Globo do Rio de Janeiro é a mais antiga das emissoras da rede (65 anos), composta hoje por outras duas próprias (Globo SP, 1100 AM) e Globo BH (1150 AM), além de 30 afiliadas espalhadas pelo Brasil.

A programação está centrada em prestação de serviço, notícia e entretenimento. Recentemente, a Rádio Globo pôs no ar um novo site (
www.radioglobo.com.br) em que amplia os canais de interatividade com os ouvintes e internautas. Em dias de clássicos dos campeonatos regionais, o player chega a atingir picos de 50 mil ouvintes.

Fortemente identificada com o ambiente esportivo, a emissora prepara uma super cobertura da Copa do Mundo na África do Sul e também já pôs no ar um hot site com informações, reportagens, blogs e tabelas sobre o evento.

Sobre a ida para o FM, a Rádio Globo está desenvolvendo campanha publicitária com a Agência Script, que entra no ar em TV e mídia impressa esta semana. A programação também muda: estreia o programa ‘Vale-Tudo na Globo’, das 19h às 22h de segunda a sexta, com o comando de Tino Júnior, um fenômeno que atua nas manhã da emissora BEAT98, pertencente ao Sistema Globo de Rádio. A primeira hora do programa será apenas pela internet, no endereço
www.radioglobo.com.br, aproveitando-se do fato de que a emissora não é obrigada a transmitir A Voz do Brasil pela internet.

Além disso, a emissora lança o programa ‘Emoções na Globo’, com Beto Brito, nas noites de domingo, das 23h a meia-noite. Será um programa inteiramente dedicado a Roberto Carlos – suas músicas, sua vida, suas histórias. O programa ‘Quintal da Globo’, com Marcus Aurélio ganha novos ares agora em sua edição única, nas noites de domingo, das 20h às 23h.

Como parte desse momento histórico da Rádio Globo, está programado para o domingo 16 de maio um grande show na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro, com o comando do Padre Marcelo Rossi, participação de Alexandre Pires e outras atrações musicais, além dos comunicadores da Rádio Globo. O evento, intitulado ‘Rio eu gosto de você’, começará às 11h e terá entrada gratuita.

Além de servir como apoio ao Rio de Janeiro depois da catástrofe de abril causada pela chuva, o evento marca a chegada da Rádio Globo ao FM e ainda o aniversário do Padre Marcelo Rossi, dia 20 de maio. Haverá distribuição de rosas para as mulheres presentes ao evento. “O objetivo do show é rezar e cantar por uma cidade que busca se reerguer do trauma das últimas chuvas. Mas também marca um momento histórico da Rádio Globo, que é a chegada ao FM, um antigo desejo nosso e pleito de milhares de ouvintes. A partir de agora, o desafio nesse novo e mais amplo universo de ouvintes de rádio é ampliar a audiência com o canhão de nossa marca”, explica Giovanni Faria, diretor executivo da Rádio Globo Brasil.


Da Assessoria de imprensa

Edmilson Oliveira, da Embrasec, dá entrevista ao blog


Edmilson Oliveira (foto), diretor presidente da Embrasec, empresa voltada para o business da radiodifusão chegou da NAB e já está dentro do III Congresso de Radiodifusão do Estado do Espirito Santo e Rio de Janeiro que acontece a partir de 30 de maio em Vitória (ES). Ele também promete para o final do mês o lançamento da primeira revista de negócios do meio. Por email Edmilson respondeu algumas perguntas que fizemos pra ele:

Alfredo: Agora em maio temos dois grandes encontros de radiodifusores no país: o primeiro será o X congresso da Amirt e o segundo, no final do mês em Vitória, que é o III Congresso do Rio e Espitiro Santo. O que podemos esperar de novo nesses encontros?

Ed. Oliveira: Amirt - ênfase no fortalecimento das atividades da radiodifusão mineiraSERTES/AERJ - O Congresso em Vitória será um Mix de Comunicação, com foco no mercado e seus integrantes: radiodifusores e emissoras, publicitários e agências, estudantes/professores e ensino da comunicação social. Meta: 800 participantes!

Alfredo: A expectativa da divulgação do padrão digital do rádio pode ser saciada em um dos dois congressos?

Ed. Oliveira : Não creio. Com a criação em abril do SBRD - Sistema Brasileiro de Rádio, pélo Ministerio das Comunicações, o radiodifusor vai ter que achar seu caminho com DRM, IBOC e mais discussão...

Alfredo: Vc esteve na NAB 2010. O que conta de novo?

Ed. Oliveira : Novos modelos de negócios para o Radio, tendo a internet como base neste momento. As emissoras devem se preparar para usar intensamente a web para auferir novas receitas comerciaiis. O radio como TV na web?

Alfredo : E a Revista do rádio, saí quando? Conte pra gente um pouco da pauta.

Ed. Oliveira : Está no forno...o nosso empenho é lançar no Congresso de Vitória....será a primeira revista 100% rádio, com foco no business do meio. Nela o destaque será sempre a sua cadeia produtiva, ou seja: a emissora, o profissional que ali trabalha, de qualquer área, o fornecedor, a instituição de ensino, o mestre, o aluno, o ouvinte, o publicitário e a agencia, etc...Será um mix de Exame, Voce S/A e Caras!!!

Alfredo : Vc e o Paulo Gava estão a frente do Congresso do Espirito Santo. Quem vai estar em Vitória a partir do dia 30? Qual será o perfil do público alvo? O evento vai seguir a tendência de misturar profissionais da área, radiodifusores e estudantes de comunicação?

Ed. Oliveira : O evento será diferente do que foi no Rio. Lá em cima já lhe respondi. O público alvo será aquele que faz o mercado da comunicação andar...A programação está 90% definida e amanhã lhe ´passo o hot site para divulgação. Tem Luciano Pires, Carlos Rubens Doné, Toninho Rosa, Ludwig Valdez, e outros

Presidente da Aerj dá entrevista ao blog e fala das emissoras de Am que estão indo para o Fm


A partir desta terça feira, dia 4 de maio, a Rádio Globo Am passará a ser ouvida, também, em Fm, na frequência 89,3. Esta mexida acontece meses depois da sua maior rival na capital, a Super Rádio Tupi, ter feito o mesmo. Em entrevista concedida ao blog, o presidente da Aerj, Hilton Alexandre (foto), fala sobre esta novidade no rádio carioca e afirma que o Am ainda é lucrativo.


Alfredo : A rádio Globo vai passar a ser retransmitida em Fm na próxima terça feira dia 4. O que vc acha deste movimento das Ams do Rio em direção a frequência do Fm?

Hilton : Não há de se negar a qualidade do conteúdo da programação das AMs, vejo como uma visão de se levar um conteúdo de qualidade, por uma frequência que permita um som melhor e estereo

Alfredo : Vc acha que a demora na escolha do padrão digital do rádio está levando a isso ou é apenas uma questão de posicionamento nas pesquisas de audiência?

Hilton : A demora da escolha do padrão do radio é por falta de uma tecnologia que atenda não só as FMs como as AMs, vejo que o governo tomou uma decisão sábia em adiar, afinal é melhor não escolher um caminho do que devaniar por um errado.

Alfredo : Os radiodifusores proprietários de Ams tem reclamado da queda de interesse, por parte da audiência, pelo veiculo. Vc acha que a culpa é da tecnologia ou do empobrecimento do conteúdo da Ams?

Hilton : O radio AM nos dias de hoje possue uma grande audiência e um faturamento maior que das FMs, acontece que esta situação não se repete para todas as rádios e sim para duas ou três por cidade. Houve muito desvio na qualidade de algumas radios AMs, sendo arrendadas por programação religiosa mal produzida e negligencia na manutenção dos equipamentos de estudio e transmissor, que acabou por resultar em baixa qualidade de audio e audiencia. Mas temos radios como a Bandeirantes (SP), Jovem Pan (SP), Tupi (Rio), Rádio Globo (SP e RJ), Itatiaia (MG), Rádio Gaúcha (RS), Excelcior (SP) , Sociedade (Ba) e radio Jornal do Commercio (Ce), que são exemplos de radios AMs em qualidade de programação e consequentemente audiencia e faturamento.
A preocupação do AM é quanto ao futuro, digo daqui 10 ou 15 anos, já que não está havendo uma renovação no quadro de ouvintes. Esta preocupação pode tambem ser pensada para as FMs, já que a intenet e os mp3, e ipods estao seduzindo as crianças.
O radio precisa mais do que nunca traçar o seu rumo para a proxima decada.

Alfredo : Até que ponto o arrendamento do rádio Am para políticos e igrejas prejudica as emissoras de Am?

Hilton : Como disse anteriormente , meios de comunicação sobrevivem do conteudo. Quando temos uma programação muito segmentada, restrita a um publico específico é sempre perigoso o seu resultado em torno de audiencia, e quando falamos em radios politicas ou religiosas a tendencia é se menosprezar no esmero da qualidade dos programas, já que não se vive da audiencia, do binomio AUDIENCIA X ANUNCIANTE = FATURAMENTO.
Acho um equivoco, salvo por lavagem de dinheiro, uma igreja ter uma radio com programação 100% sua, já que não alcançará público novo, a mesma teoria para um politico. Esta situação, infelizmente, não é exclusiva das AMs, ocorre na mesma intensidade ou até mais, por causa das piratas e comunitarias, nas FMs.

Alfredo : Quem tem Am deve seguir o que a Tupi e Globo estão fazendo? Procurar uma Fm para retransmitir seu sinal?

Hilton : Hoje não, talvez daqui uns 10 anos, nao havendo uma mudança na politica de distribuição de canais sim. Hoje ainda existe uma grande audiencia de AM. Se pegarmos o IBOPE veremos que a TUPI rj, tem mais ouvintes na AM que FM e a mesma coisa para a CBN rj.Hoje o radiodifusor estaria transformando dois negócios em um e talvez sepultando, em curto prazo, a sua poderosa AM.

Alfredo : DRM ou IBOC? Qual dos dois sistemas está ao alcance da maioria dos radiodifusores do pais, que são nitidamente pequenos empresários.

Hilton : Os dois são muitos semelhantes em custo e dificuldades. O DRM leva uma pequena vantagem por ter uma politica de royalties mais clara, cobra zero. O IBOC não definiu os valores para fabricantes de receptores, para o radiodifusor é um valor pequeno, nada que nao possa chegar a zero. O problema dos dois são em relação ao AM, em nenhuma das duas tecnologias teve resultado satisfatorio na pratica, quanto ao FM as vantagens tambem foram pequenas, essa estória que o FM fica com som de CD é lenda, melhora mas nem tanto.
A grande vantagem do digital são os serviços agregados, tipo transmissão de imagem, internet, dados, donwloads e transmissão de programação diferente simultanea em quatro canais. Mas isso só e vantajoso em FM, que a banda é mais larga que o AM, e de qualquer forma nem nos EUA definiram o aproveitamento dos serviços adjacentes.
O Radio Digital ainda é uma uma interrogação, uma ferramenta boa que ainda não sabemos para que usar. A questão é que temos que definir a migração do AM para o canal 5 e 6 da TV em FM ( 83 mhz a 87 mhz) para aí sim buscarmos o aproveitamento do radio digital e suas utilizações.