terça-feira, 28 de abril de 2009

Vamos twittar?

SBT se junta a Globo, Record e Band no Twitter
27/04/09
As emissoras de TV aberta começaram a perceber o novo filão da rede de microblog Twitter. As principais redes usam a ferramenta como mais uma forma de divulgação de notícias na internet.
O SBT foi a rede mais recente a aderir. Se lançou à novidade na última sexta-feira e completou a adesão à ferramenta no grupo. Desde então emite notas, com até 140 caracteres, para atrair atenção para novidades, assim como Globo, Record e Band, que mantêm páginas na rede há algum tempo.
Se na TV aberta a disputa pela audiência ainda mostra ampla liderança da Globo, no Twitter a briga é mais acirrada: a Globo está na frente com 2.989 seguidores, enquanto a Record vem em segundo lugar com 2.104. Apesar de ter lançado a página na sexta -feira, o SBT já tem 367 seguidores, contra apenas 100 da Band.
As emissoras públicas também marcam presença. TV Cultura tem 3,198 seguidores, seguida por TV Brasil, com 1,994 seguidores.
Twitter mundo afora
Embora no Brasil ainda não tenha se popularizado, o Twitter cresce assustadoramente em outros pólos, principalmente nos EUA. Naquele país, o número de visitas no mês de março alcançou a marca de 9,3 milhões de pessoas. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela consultoria ComScore, o microblog registrou um crescimento de 131% no período.Há duas semanas, a consultoria já havia apontado um crescimento de 700% no tráfego do Twitter em um ano. Para Andrew Lipsman, analista da comScore, a cobertura frequente da mídia está entre os principais fatores para o crescimento no volume de visitas. "Parece que você não consegue mais passar por um típico noticiário sem mencionar o Twitter", comentou no blog da consultoria.Lipsman também lembra da utilização do microblog em transmissões ao vivo ou em coberturas feitas por pessoas comuns. "Noticiários de TV como o programa de Rick Sanchez, na CNN, já incorporaram o Twitter em suas transmissões ao vivo, e parece que todo jornal da atualidade está presente no Twitter. Nós também já vimos o Twitter transformar cidadãos comuns em jornalistas como ocorreu com a divulgação de informações e da primeira foto do desastre de avião no rio Hudson, em janeiro. Goste ou não, o Twitter está rapidamente revolucionando a forma como todo o nosso ecossistema de notícias opera, de jornalistas a consumidores", analisa.Além disso, o especialista aponta uma relação entre o número de visitantes do Twitter e dos sites de notícias mais populares. Somente nos EUA, os principais portais de notícias recebem de duas a três vezes mais visitas de usuários do microblog do que de outros internautas.
Marcelo Gripa - Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário