Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sistema Nipo brasileiro de TV digital é difundido no Chile

1ª Edição - Hélio Costa divulga sistema nipo-brasileiro de TV digital no Chile
Comunique-se - Primeiro Caderno - TV Digital
Da Redação O ministro das Comunicações, Hélio Costa, irá ao Chile para debater a implantação do sistema nipo-brasileiro de TV digital naquele país. Recentemente, o Peru decidiu pelo sistema utilizado no Brasil. “Queremos mostrar à autoridades chilenas algumas das vantagens do modelo de TV digital brasileiro”, afirmou Costa. Junto do ministro, viaja uma comitiva parlamentar composta por deputados e senadores das comissões de Ciência e Tecnologia das duas Casas. Costa defende que o sistema nipo-brasileiro garante mobilidade e portabilidade, de forma gratuita, além da alta definição de imagem. Outro ponto positivo é a construção e manutenção de software em código aberto, sem necessidade de pagamento de royalties. “O sistema adotado em nosso país, com base no que foi desenvolvido pelo Japão e aperfeiçoado por especialistas brasileiros, reforça não só o compromisso do governo Lula com a democratização para fins de inclusão social, com foco em educação, cultura e saúde, mas também garante o que existe de mais moderno em tecnologia no mundo. Acho que esse modelo interessa aos nossos países vizinhos”, disse o ministro.

Vá com Deus Mário Luis

O blog se junta aos mais diversos amigos do rádio que hoje mandam condolências a família do grande Mário Luis, ex-diretor geral do Sistema Globo de Rádio. Na verdade Mário Luis foi quem criou o Sistema Globo e seu padrão de qualidade. Mário Luis morreu ontem e já deixa uma legião de saudosos amigos. Vá com Deus!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Vamos twittar?

SBT se junta a Globo, Record e Band no Twitter
27/04/09
As emissoras de TV aberta começaram a perceber o novo filão da rede de microblog Twitter. As principais redes usam a ferramenta como mais uma forma de divulgação de notícias na internet.
O SBT foi a rede mais recente a aderir. Se lançou à novidade na última sexta-feira e completou a adesão à ferramenta no grupo. Desde então emite notas, com até 140 caracteres, para atrair atenção para novidades, assim como Globo, Record e Band, que mantêm páginas na rede há algum tempo.
Se na TV aberta a disputa pela audiência ainda mostra ampla liderança da Globo, no Twitter a briga é mais acirrada: a Globo está na frente com 2.989 seguidores, enquanto a Record vem em segundo lugar com 2.104. Apesar de ter lançado a página na sexta -feira, o SBT já tem 367 seguidores, contra apenas 100 da Band.
As emissoras públicas também marcam presença. TV Cultura tem 3,198 seguidores, seguida por TV Brasil, com 1,994 seguidores.
Twitter mundo afora
Embora no Brasil ainda não tenha se popularizado, o Twitter cresce assustadoramente em outros pólos, principalmente nos EUA. Naquele país, o número de visitas no mês de março alcançou a marca de 9,3 milhões de pessoas. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela consultoria ComScore, o microblog registrou um crescimento de 131% no período.Há duas semanas, a consultoria já havia apontado um crescimento de 700% no tráfego do Twitter em um ano. Para Andrew Lipsman, analista da comScore, a cobertura frequente da mídia está entre os principais fatores para o crescimento no volume de visitas. "Parece que você não consegue mais passar por um típico noticiário sem mencionar o Twitter", comentou no blog da consultoria.Lipsman também lembra da utilização do microblog em transmissões ao vivo ou em coberturas feitas por pessoas comuns. "Noticiários de TV como o programa de Rick Sanchez, na CNN, já incorporaram o Twitter em suas transmissões ao vivo, e parece que todo jornal da atualidade está presente no Twitter. Nós também já vimos o Twitter transformar cidadãos comuns em jornalistas como ocorreu com a divulgação de informações e da primeira foto do desastre de avião no rio Hudson, em janeiro. Goste ou não, o Twitter está rapidamente revolucionando a forma como todo o nosso ecossistema de notícias opera, de jornalistas a consumidores", analisa.Além disso, o especialista aponta uma relação entre o número de visitantes do Twitter e dos sites de notícias mais populares. Somente nos EUA, os principais portais de notícias recebem de duas a três vezes mais visitas de usuários do microblog do que de outros internautas.
Marcelo Gripa - Adnews

Gravamos

Como disse na nota abaixo estive no Rio gravando o programa DELES & DELAS, com o Leleco Barbosa, filho do saudoso Chacrinha. O programa foi sobre agricultura e teve como convidado especial o secretário estadual Christino Áureo. O secretário foi entrevistado por mim, Rodolfo Tavares (do Sebrae), Geraldo Tadeu MOreira Monteiro (Inst. Bras. de Pesquisa Social), além de outros convidados e os apresentadores. O DELES & DELAS vai ao ar aos domingos a meia noite, na TV BAND, sendo que este que gravamos irá ao ar no dia 10 de maio. Vale a pena conferir pois o Christino não se negou a responder nem se vai vir como candidato a prefeito de Macaé.

domingo, 26 de abril de 2009

Gravando

A semana começa comigo no Rio. Vou atendendo a uma convocação do Leleco Barbosa para participar de um programa sobre desenvolvimento regional com o secretário de estado Christino Áureo. Vamos falar das políticas desenvolvidas, das dificuldades e do que ainda está por ser feito. Gravarei nesta segunda, mas só saberei quando irá ao ar depois que editarem o programa. Assim que me informarem, informo a vocês também. O programa vai ao ar na TV Band Rio e será transmitido para todo o estado.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Record inaugura centro de produção em Angola

24/04/09
A Rede Record inaugurou nesta quinta-feira as instalações de sua sede na cidade de Luanda, capital de Angola. A cerimônia de apresentação da infra-estrutura contou com a participação de autoridades africanas e do presidente da emissora brasileira para o mercado europeu, Aroldo Martins.
O objetivo da Record é o de propiciar ao público angolano a produção e reprodução de conteúdos jornalísticos, de entretenimento e institucionais, assim como é feito na matriz brasileira.A emissora produzirá em território africano programas como "Mangolê de Sucesso" e "Angola Fashion". A previsão é de que, até o final deste ano, a Record acrescente mais seis atrações à grade de programação.
Fonte: Portal Imprensa

Vem aí um curso de áudio pra profissionais e iniciantes

Em breve este blog estará divulgando com mais detalhes algo que estamos custurando para trazermos para o interior do estado do Rio: um curso de produção de áudio. A idéia é colocar os profissionais do interior em contato direto com os melhores profissionais da capital disponibilizando todas as ferramentas de produção que são utilizadas nos grandes veículos. O curso terá turmas pequenas e vai explorar ferramentas como Vegas e Sound Forge, dando dicas de console, microfones, placas de áudio e, claro, como produzir melhor com as ferramentas disponíveis. A assessoria do curso ficará por conta da BGáudio, empresa responsável por diversos streeming de áudio de emissoras na Internet. Aguardem.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

blog www.maiakakamaia.zip.net / tem quase 3 mil acessos

Kamille Maia é uma dessas meninas apaixonadas pela internet. Estudiosa, se destaca em tudo que faz. Como gosta muito de música e do astros teen resolveu criar um blog sobre o assunto. O blog está no ar a quase dois meses e já conta com quase 3 mil acessos. Tem música, vídeos, notas e críticas. Vale a pena conferir o que Kamille tem a dizer. O público alvo do blog tem a idade da autora, 14 anos. Ela escreve sobre grupos nacionais e internacionais, enquanto aproveita pra aperfeicoar seu inglês na Cultura Inglesa de Campos. Se você ficou interessado, anote o endereço e dê uma espiada: http://maiakakamaia.zip.net/

Conversor digital em TVs pode ser obrigatório já em 2010

23/04/09
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta quarta-feira (22) durante o lançamento do sinal de TV digital em Brasília, que o governo federal pretende obrigar os fabricantes a produzirem aparelhos de TV com conversor digital. De acordo com o ministro, a determinação será apenas para os televisores com mais de 32 polegadas.Segundo o ministro, a área econômica do governo está estudando o incentivo fiscal para conversores e televisores com o equipamento embutido. "É uma decisão da área da Fazenda, que precisa ter a sensibilidade do ministro Guido Mantega. Ele prometeu que está estudando a questão, mas ainda não tem uma decisão definitiva", completou.Na ocasião, Costa ainda criticou a falta de interesse da indústria nacional para produção dos aparelhos. "Se estivéssemos produzindo um milhão de conversores, estaríamos vendendo um milhão, mas, lamentavelmente, ainda não houve esse interesse generalizado por parte das indústrias", disse. Hélio Costa ainda ressaltou que o preço dos conversores no Brasil não é tão alto quanto no resto do mundo.InteratividadeDurante a cerimônia, o ministro ainda anunciou que estão sendo feitos teste para permitir a interatividade na TV digital. Segundo ele, estão sendo "ensaiadas" opções de programação e serviços e até o meio do ano as definições já estarão prontas. “Como você já tem na TV a cabo, você terá na TV digital”, explicou. Além disso, Hélio Costa cobrou mais investimentos em interatividade por parte das empresas. “Nós, governo, oferecemos a ferramenta, cabe às empresas investirem em novos serviços. Acho que é um passo muito importante. O governo indicou o caminho”, completou.
Redação Adnews

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma ótima dica para ouvir rádio na net

Pra quem gosta de ouvir rádio pela net uma boa dica é o site http://www.lalala.com.br/ o site concentra várias links de emissoras que retransmitem suas programações pela web. Dá pra ouvir, por exemplo, as diversas Band News espalhadas pelo Brasil, bem como CBNs, Transaméricas entre outras.
Quem me passou a dica foi Rogério Soares da Tv Globo.
Valeu!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Oportunidade no Profissão Repórter

O programa que mostra todos os lados da notícia O programa que mostra os bastidores da notícia e os desafios da reportagem está de volta, com novidades: além da redação cenografada, Profissão Repórter vai buscar pela internet um repórter iniciante, para trabalhar na equipe de Caco Barcellos. É o Profissão Repórter Procura, para jornalistas formados em 2007 ou 2008, e você pode se inscrever em www.g1.com.br/profissaoreporter.
Profissão Repórter, os vários lados da notícia em um só programa.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Novo site da Geração 2000 de Teresópolis

A Rádio Geração 2000 Am - Teresópolis_rj - está de site novo. Para quem quiser saber mais sobre a emissora basta ir ao endereço: www.geracao2000.com.br , lá está toda a história da rádio e seus profissionais. A direção artística da emissora é de Carlos Cianella.

São Paulo-Dalas-São Paulo

Saí hoje de São Paulo, às 21:50min, um grupo com 1000 profissionais ligados a radiodifusão direto para Las Vegas. Todos irão participar da NAB 2009. O grupo é capitaneado pela SET e é o único grupo reconhecido pelo governo americano como oficial. Na sua grande maioria os profissonais são de São Paulo. Tá faltando o Rio de Janeiro se organizar e fazer o mesmo com a turma daqui.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Globo só em Macaé

A parceria do Grupo Folha da Manhã com o Sistema Globo garante apenas que a emissora de Macaé (Rádio 820 Am) fará parte das filiadas da emissora carioca. A data do início da retransmissão está marcada para 1º de Junho. Boatos circulam pela internet dando conta que a Continental Am de Campos também fará parte da Rede, mas isso não é confirmado pela direção do Grupo Folha da Manhã, que tem sede em Campos. Mas caso isso ocorra seria bem legal para aumentar a competitividade no segmento das Ams. Quem sabe no futuro, depois de ver os resultados financeiros da parceria?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Congressso de Radiodifusão do Rio será em setembro

A Aerj e o Governo do Estado fecharam a data do II Congresso de Radiodifusão do Rio de Janeiro, o evento agora será em Setembro, mas provavelmente nos dias 23, 24 e 25/09. A Embrasec espera fechar a programação até julho, confirmando os nomes dos palestrantes. A idéia é seguir o modelo do primeiro realizado em Campos, com palestras, mini cursos e feira de equipamentos. Todos os radiodifusores do Estado do Rio e do Espirito Santo estão convidados, bem como aqueles que quiserem vir de seus estados. A Aerj espera realizar uma reunião nacional da Abert, com todos os presidentes de Associações do Brasil no Rio. Como se vê, não irá faltar bons motivos para estarmos juntos na cidade maravilhosa em setembro. Aliás, dia 25 de setembro é o dia do Rádio.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Radiodifusores criam cooperativa

Aproveitando a estada em Brasília de um grande número de presidentes de Associações de Rádio e TV, foi discutida a criação da Cooperativa do Rádio. Vários presidentes são signatários da iniciativa ( eu também) que em breve exercerá o papel de opção aos representantes publicitários que nem sempre representam a altura as diversas emissoras Brasil afora. Como são mais de 5000 mil rádios espalhadas pelo país, a mídia federal não tem chegado aos veículos, mesmo quando o governo quer anunciar. Um dos principais motivos é o grande número de pessoas que se apresentam como representantes autorizados. As vezes mais de duas para uma mesma emissora e com tabelas diferentes. São tantos e com preços tão dispares que o Núcleo de Mídia da SECOM quer que as emissoras mandem diretamente pra ela suas tabelas oficiais com os preços reais ( cadastro@nucleodemidia.com.br). A Cooperativa deseja fazer este papel moralizando esta relação e mostrando que é possível veicular no rádio sem que o cliente se sinta enganado. A iniciativa tem apoio total das Associações regionais e da Abert. Em breve darei mais informações.

Saldo positivo

O Encontro Nacional com o Comunicadores teve mais uma etapa realizada e avaliada. Patrocinados pela Unesco, MEC e Abert vários comunicadores brasileiros puderam acompanhar a exposição dos resultados da iniciativa, com fartos números e espaço para perguntas. A intenção do Encontro é fazer com que os comunicadores em seus programas façam um apelo direto aos pais para que estes participem mais do esforço de educar suas crianças. Para isso é preciso uma linguagem local enriquecida com mensagens positivas, informes relevantes e cobranças saudáveis que resultaram numa maior interação entre a escola, os pais e as autoridades de educação da cidade. O projeto tem um site a munido diariamente com estes argumentos. O endereço de acesso é: www.todospelaeducacao.org.br você também pode fazer parte desta turma. Participe.

Presidente Lula confirma presença do 25º Congresso da Abert

A Abert está enviando email para todos os radiodifusores que se inscreveram no 25º Congresso de Radiodifusão, que acontecerá no final de maio/08, em Brasília, pedindo o nome completo e o cpf. A medida é pra atender ao cerimonial do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que confirmou presença do presidente no evento. Lula tem mantido, em diversas oportunidades, encontro com os profissionais da comunicação. O presidente foi a principal atração do Encontro Nacional com os Comunicadores, realizado pelo Mec e Abert, nesta semana no Distrito Federal. Para maio os radiodifusores esperam que o presidente possa trazer boas notícias relacionadas ao rádio digital, que está parado por conta de divergências, que dizem ser políticas. Pelo menos fica a impressão de que não é no Palácio Alvorada que elas nascem.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Comitiva de Campos irá a Brasília no Encontro Nacional do Comunicadores com o Mec

Uma comitiva de comunicadores de Campos estará em Brasília para o "Encontro Nacional da Rede de Comunicadores" pela educação, promovido pelo MEC com apoio da Abert nesta quarta feira, dia 8.
São vários profissionais que já estão inseridos no programa. Entre os que confirmaram presença estão: Vitor Sarlo, Adriana Maia, Juliana Maciel, Higor Ferraz, Érico Barreto, Cláudio Nogueira e Carlos Magno. A agenda prevê o seguinte:

8:00 horas: Apresentação dos objetivos do encontro com o chefe de comunicação social do MEC;
9:00 horas: Cerimônia oficial do evento com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministros afins;
10:30 horas: Apresentação dos principais temas do encontro: Ministro da Educação e Presidente a ABERT;
13:00 horas: Almoço no hotel;
14:30 horas: Apresentação do chefe de comunicação social do MEC e secretários com debates;

Também estarei em Brasília acompanhando o encontro ao lado do presidente da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Rio (AERJ), Hilton Alexandre e outros comunicadores do Estado torcendo que todos reafirmem o compromisso em divulgar a pauta da educação em seus programas diários e ajudando o Brasil a dar um salto em direção ao desenvolvimento.

Recebi este convite do Marcelo Zanot da Ideal Antenas

Prezado Cliente, parceiro e amigo,
A IDEAL ANTENAS PROFISSIONAIS, Empresa genuinamente Brasileira e primeira Empresa na América Latina a implantar um Sistema de Transmissão Digital com polarização Circular, vem através deste, convidar-lhe a nos visitar em uma das maiores Feiras Mundiais do setor de Rádio, Televisão e Telecomunicações que acontece na cidade de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.
Tal evento destaca-se mundialmente, uma vez que as grandes descobertas científicas destes segmentos são apresentadas nesta Feira. Desde o ano de 1994, a IDEAL ANTENAS, mostra-se presente nesta Feira, agregando assim no decorrer destes anos, tecnologia de ponta a seus Produtos e novas informações da mais alta importância a seu Corpo técnico, possibilitando assim que nosso Pais, entre em destaque Mundial em se tratando de Tecnologia de Ponta.
Nos últimos 02 anos, devido a grande evolução tecnológica da IDEAL ANTENAS, temos apresentado nossos Produtos nesta renomada Feira, e pelo terceiro ano consecutivo, como a única Empresa Brasileira no segmento de Sistemas Radiantes .
Façamos votos para que esta parceria gere bons frutos remanescentes de outrora.
IDEAL ANTENAS

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Recebi a revista da Amirt

Só agora recebi a edição bimestral da revista da Amirt (Associação Mineira de Rádio e Televisão) janeiro/fevereiro. Nela encontrei uma matéria muito interessante sobre o projeto de lei que quer discriminalizar as "piratas". Boa leitura que cumpre o papel de aprofundar num tema tão importante para os radiodifusores brasileiros. Esta é a maior contribuição da revista; fazer com que nós pensemos sobre o assunto e cobremos dos nossos representantes regionais uma posição em favor do rádio livre e responsável, que emprega e gera desenvolvimento. Além desta matéria tem outras com Ministro Hélio Costa, com o Dr. Ronald Barbosa e artigos sobre a história do Rádio Mineiro. Quem quiser conferir este e outros assuntos pode acessar a página da Amirt na internet: www.amirt.com.br

quarta-feira, 1 de abril de 2009

II Congresso do Rio em fase final de estruturação

Na próxima segunda feira, estarão reunidos no Rio de Janeiro, os responsáveis pela II Congresso de Radiodifusão do Rio de Janeiro. Tendo a frente o empresário Edmilson Oliveira (Embrasec), Hilton Alexandre, presidente da Aerj (Associação que reúne os radiodifusores) e parceiros. Eles definirão onde o evento será realizado, temas que serão abordados pelos palestrantes e cursos que acontecerão durante o Congresso e como se dará a participação de estudantes de comunicação. A intenção é que haja uma interação total entre o público alvo e os futuros profissionais. O II Congresso vai acontecer no mês de junho, no início da segunda quinzena e será amplamente divulgado em todo o Estado do Rio e Espirito Santo.

Globo reforça posicionamento no Rio

31/03/09
Ao contrário do que foi feito durante anos, a Globo intensificou seu posicionamento no Rio de Janeiro colocando no ar uma vinheta com o slogan "Globo, carioca como você".De acordo com o colunista Flávio Ricco, a mudança de atitude pode ter sido causada pela audiência alcançada pela Record na região. Atrações como 'A Lei e o Crime' e 'Chamas da Vida", têm liderado a audiência no Rio.Em nota enviada ao colunista, a Central Globo de Comunicações alegou que todas as campanhas do Rio e de São Paulo passaram a levar uma assinatura regional desde 2008. A emissora teria optado pela mudança porque todos os outros estados já mantinham um posicionamento local e essas seriam as únicas localidades que não tinham campanha específicas.A emissora ainda explicou que a comunicação nacional continuará levando o mesmo posicionamento ("A gente se vê por aqui"). "Apenas em eventos que só aconteçam na região é que o apoio será localizado em uma vinheta própria. Tanto que esse "carioca como você" é dito apenas no áudio. A assinatura institucional se mantém", diz a nota.
Com informações do colunista Flávio RiccoRedação Adnews